A empresária Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco, presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco, foi uma das homenageadas este ano com a Medalha Iracema, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento de Fortaleza. A cerimônia de entrega ocorreu no Teatro São José nesta quinta-feira.
Maria Consuelo, que também já exerceu a vice-presidência executiva da M. Dias Branco entre 2003 e 2006, é reconhecida não apenas por sua liderança empresarial, mas também pelo seu engajamento em várias causas sociais e educativas. Antes de se destacar no mundo corporativo, ela começou sua carreira como docente e se envolveu profundamente com a Associação Internacional de Caridades São Vicente de Paulo, onde chegou a presidir a entidade, além de coordenar projetos de educação ambiental.
Sob sua gestão, a M. Dias Branco, uma das maiores empresas do Nordeste, solidificou ainda mais sua conexão com Fortaleza, cidade que segundo Maria Consuelo, “nos recebeu de braços abertos e despertou um profundo sentimento de gratidão e apreço”.
Além de seu trabalho na empresa, Consuelo tem se destacado pelo apoio a diversas instituições do terceiro setor, incluindo o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) e a Associação Profissional dos Cegos. Sua liderança ajudou a empresa a expandir e se tornar um dos principais empregadores do estado, com cerca de 6 mil funcionários diretos.
A Medalha Iracema é a maior comenda do Poder Executivo Municipal e, neste ano, também homenageou figuras como o ministro do STJ Teodoro Silva Santos, o arquiteto Fausto Nilo Costa Júnior, e a bailarina Katiana Pena Morais, reconhecendo suas contribuições para o enriquecimento cultural e social da cidade.