O programa “Nutrir o Amanhã” foi oficialmente lançado no dia 10 de julho em um evento que contou com a presença de representantes de instituições cearenses, da Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade, Andréa Nogueira e profissionais da imprensa.

Criado pela M. Dias Branco, líder nacional de massas e biscoitos, o programa tem como objetivo central combater dois desafios cruciais que impactam a sociedade: o desperdício alimentar e a persistente problemática da fome no País.

LEIA TAMBÉM >> Ivens Dias Branco é agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho

A M. Dias Branco fechou 2023 com a doação de 3.363 toneladas de produtos destinados a iniciativas sociais, apoiando de forma direta 120 instituições do terceiro setor. A meta pública da companhia, embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e presentes da Agenda de Sustentabilidade da M. Dias Branco, é atingir 50% de redução de desperdício de produtos acabados até 2030. Em 2022, o número de alimentos doados chegou a 2.321 toneladas em todas as regiões do Brasil.

Programa Nutrir o Amanhã

Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), divulgado pela ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70,3 milhões de brasileiros estiveram em estado de insegurança alimentar moderada (dificuldade para se alimentar) em 2022 e 21,1 milhões de pessoas no país viveram em estado de fome.

Andréia Nogueira e Tiago Timbó

Sabendo disso, a líder nacional em massas e biscoitos transformou as ações de doações de alimentos, que seguem premissas e políticas estabelecidas, em um Programa de Doação de Alimentos e Combate à Fome. O Nutrir o Amanhã captura ganhos de reputação junto aos colaboradores e ao público externo.

De acordo com Maria Augusta Albani, Coordenadora de Responsabilidade Social da M. Dias Branco, o programa é uma iniciativa que vai além de simplesmente alimentar pessoas, visando a transformação social, com compromisso de reduzir os impactos da fome e atuar na redução do desperdício de alimentos.

“O programa Nutrir o Amanhã tem sido um importante aliado no combate à fome, devido a regularidade das nossas doações. Apoiamos 120 instituições de forma direta, que desenvolvem projetos sociais relevantes voltados à educação, profissionalização, empreendedorismo, geração de renda, cultura, esporte, saúde e meio ambiente, alcançando os mais diversos públicos, tendo também parceria com Bancos de Alimentos que potencializam a distribuição das doações para milhares de instituições pelo país”, conta a executiva.

A companhia ainda tem se empenhado em redistribuir os produtos excedentes de produção para entidades parceiras como a CUFA, Mesa Brasil, Remar e Cruz Vermelha. “Ao longo dos anos, criamos um relacionamento sólido com instituições beneficentes em todo o Brasil. Também há um trabalho interno sendo feito sobre o assunto, com conscientização de todo o time para cada vez mais aproveitar todas as oportunidades de redução do desperdício de insumos”, diz Maria.

De janeiro de 2020 a dezembro de 2023, o Programa Nutrir o Amanhã envolveu mais de 37 unidades doadoras da M. Dias Branco. Foram contemplados 22 Estados e mais de 5 mil instituições beneficiadas indiretamente, com doação de 9,9 toneladas de produtos, o equivalente a 26.916 mil pratos de comida.