O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, inaugurou nesta sexta-feira (19) a exposição “Emiliano Queiroz – De Aracati para o Mundo”, no Museu da Fotografia Fortaleza. A mostra conta com 105 fotos da carreira do ator, além de cartazes e prêmios divididos em fases como teatro, cinema, televisão, e amigos e família.

Foto: Divulgação / Engaja Comunicação

Em seu discurso, Luiz Gastão destacou a importância da obra de Emiliano Queiroz para a dramaturgia brasileira e sua relevância para o Estado. Gastão também agradeceu, em nome dos cearenses, a doação de seu acervo para o Sesc Ceará. “Preservar a sua história e o seu legado e todo o ciclo que se tem da arte desse cearense de Aracati, mas fortalezense de coração, é motivo de muito orgulho para todos nós”, disse Luiz Gastão. Ainda na ocasião, Gastão anunciou o projeto para a construção do Centro Cultural do Sesc, que funcionará em frente ao Mercado dos Pinhões e irá abrigar o novo teatro Emiliano Queiroz.
Presente na abertura da mostra e emocionado com as homenagens, Emiliano Queiroz agradeceu a parceria de longa data com o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, e destacou a importância de Fortaleza em sua vida e carreira. “Essa cidade sempre esteve dentro do meu coração principalmente pelas amizades que aqui fiz. Chegar aqui hoje e ver a presença de figuras queridas me dá uma boa sensação de nostalgia, pois tenho aqui as memórias mais suaves e importantes da minha vida”, disse o ator.
Com curadoria de Caio Quinderé, a mostra ficará em exibição em Fortaleza até o dia 19 de outubro, antes de seguir para a terra natal de Emiliano Queiroz, Aracati, onde permanecerá por dois meses. As unidades do Sesc em Juazeiro e Sobral também receberão a exposição.