Nesta quinta-feira (19), foi dado mais um passo para a concretização de um campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em cerimônia no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas, junto aos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Mucio, e ao Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, asssinou a ordem de serviço para a primeira etapa das obras de implantação do campus do ITA no estado.

Orgulhoso com mais uma etapa da concretização do ITA no Ceará, o governador Elmano de Freitas descreveu o momento como “histórico”. “O ITA já chegou no Ceará. É uma honra estar aqui como governador, é um momento muito importante para a história do Ceará. Eu não tenho nenhuma dúvida que vamos iniciar uma obra que fará profundas transformações no Estado do Ceará”, ressaltou. “Quando trazemos o ITA trazemos a ideia que é juntar governo, academia e investidores”, complementou.

Governador Elmano de Freitas / Foto: Estácio Jr. – Casa Civil

O ITA Ceará vai funcionar na Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aeroporto. As obras de construção e adequação serão realizadas por meio de convênio celebrado entre o Governo do Ceará e o Governo Federal. O campus cearense, que tem previsão de receber suas turmas em 2027, contará, inicialmente, com dois cursos inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. A seleção de alunos já será feita este ano, com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP).

Os projetos para implantação do instituto seguem as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra) e todas as etapas construtivas serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Fonte: Governo do Estado do Ceará
Fotos: Estácio Jr. – Casa Civil