Fernanda Torres venceu o prêmio de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025 e se tornou a primeira brasileira a vencer essa categoria. Ela concorria com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Em seu discurso, Fernanda Torres dedicou, emocionada, a vitória à mãe: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
>> LEIA TAMBÉM: “Ainda estou aqui” é escolhido para disputar vaga no Oscar 2025
A atriz foi indicada por seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Ela revive a história real de Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, que passou 40 anos em busca do seu marido Rubens que desapareceu durante a ditadura militar no Brasil.
No Globo de Ouro 2025, “Ainda estou aqui” também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”.
Vitória inédita
Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu a categoria melhor filme em língua estrangeira, tendo como protagonista Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres.