Aos 34 anos, o campeão olímpico Arthur Zanetti anunciou a sua aposentadoria como atleta profissional. “Chegou o ponto final na carreira de atleta. Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa parte de atleta porque queria, mas o corpo tá falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor”, afirma.

Arthur Zanetti participou de três Olimpíadas e fez história ao se tornar o primeiro atleta latino-americano a conquistar o ouro nas argolas, nos Jogos de Londres 2012. Na Rio 2016, ele brilhou novamente ao ganhar a medalha de prata em sua terra natal. Além dessas conquistas olímpicas, Zanetti coleciona um ouro e três pratas em Mundiais, três ouros e três pratas em Jogos Pan-Americanos, e inúmeras medalhas em etapas da Copa do Mundo — tantas que nem ele consegue contabilizar. Entre 2012 e 2014, manteve uma impressionante invencibilidade de quase dois anos, o que lhe rendeu o título de “Rei das Argolas”.

Embora tenha se aposentado como atleta, Zanetti continuará presente no ginásio de São Caetano do Sul, onde começou a treinar aos sete anos. Agora, ele inicia uma nova fase como técnico e professor. No ano passado, também teve a oportunidade de atuar como árbitro e comentarista de ginástica, ampliando sua contribuição ao esporte.