O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, sancionou nesta sexta-feira (10/1) a lei que revoga a cobrança da Taxa do Lixo. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, o líder do Governo no Legislativo, Bruno Mesquita, e outros vereadores, que celebraram o que consideraram uma conquista para os moradores da cidade.

“Estamos honrando com um compromisso que firmamos em campanha. Alguns duvidaram que nós iriamos cumprir. E, como primeiro ato, no dia 2 de janeiro, nós enviamos para a Câmara Municipal de Fortaleza uma mensagem da revogação dessa taxa. Eu quero aqui, neste momento, agradecer a todos e a todas que recepcionaram, acolheram e votaram favoravelmente”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, Evandro Leitão destacou que a medida reflete o desejo da população de Fortaleza e enfatizou o papel essencial dos vereadores na aprovação da revogação. “Os vereadores e as vereadoras que fazem parte dessa legislatura, que se empenharam, que se dedicaram, que deram uma resposta à população fortalezense.”, disse.

Refinanciamento para inadimplentes

Além de sancionar o fim da Taxa do Lixo, o prefeito anunciou que os moradores que ainda possuem dívidas relacionadas à taxa poderão regularizar a situação por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

O meu compromisso e da Gabriela foi de enviar para a Câmara Municipal a revogação da taxa. O que nós prometemos, nós estamos cumprindo: é a revogação de hoje pra frente. Aqueles que pagaram, tinha uma lei, e nós não podemos ir de encontro à norma existente. O que nós podíamos fazer era um refinanciamento. Foi aprovado, foi apresentada uma emenda assinada por praticamente todos os vereadores, para ter um refinanciamento dessa dívida daqueles que, infelizmente, estão inadimplentes ou que estão na dívida ativa”, finalizou o prefeito.

 

Foto: Marcos Moura