O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) realizará, no dia 10 de fevereiro, a solenidade de posse da nova Diretoria Executiva para o mandato 2024–2028. O evento acontecerá no Auditório Waldyr Diogo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunindo autoridades do Poder Público, empresários, representantes do setor energético e da academia.
Reeleito por unanimidade, Luís Carlos Queiroz seguirá à frente da entidade para mais um ciclo de gestão. O presidente destaca que essa nova fase representa um momento promissor para o setor de energias renováveis no Ceará.
“A posse solene materializará o novo momento do setor, cujo futuro é promissor, empolgante e disruptivo. Mas, essa busca por um caminho sustentável, responsável e próspero para a transição energética exigirá de cada um de nós um dever de casa bem-feito, superando o grande trabalho que realizamos no sindicato, de 2020 a 2024”, afirma Queiroz.
Avanços da última gestão

Nos últimos quatro anos, o Sindienergia-CE teve um crescimento expressivo, consolidando sua representatividade e contribuindo para os avanços do setor energético no Estado. Houve forte evolução nos segmentos solar e eólico, além da ampliação das discussões sobre hidrogênio verde, meio ambiente, regulação e mercado livre de energia.
Os números reforçam esse progresso: atualmente, o setor de energias renováveis gera cerca de 35 mil empregos diretos e 105 mil indiretos no Ceará. Além disso, o SENAI Ceará capacitou aproximadamente 6 mil profissionais entre 2020 e 2024, qualificando a mão de obra para atender à crescente demanda do setor.
Outro destaque foi o crescimento da base de associados do Sindienergia-CE, que aumentou quase 50% nos últimos quatro anos, chegando a mais de 100 empresas integradas à entidade. A gestão 2020–2024 também obteve aprovação de 95% dos associados, sendo avaliada como excelente, ótima ou boa.
Eventos e projeção internacional
O Sindienergia-CE tem fortalecido sua atuação por meio de eventos como o Energia em Pauta (mensal) e o Proenergia Summit (anual), além da participação em missões nacionais e internacionais. Em 2023, a entidade expandiu sua atuação para o Cariri, criando uma diretoria específica para a região, e intensificou parcerias estratégicas com o Sebrae e outras instituições.
Para os próximos anos, um dos focos será a internacionalização do setor energético cearense. Segundo Luís Carlos Queiroz, o Sindienergia-CE continuará fortalecendo conexões com Europa e outros países, ampliando a visibilidade do setor fora do Brasil.
“ Em março, iremos em comitiva para o 2° Ceará Day, na Inglaterra, na sede do Banco Santander em Londres. Mais de 20 empresas do setor de energia, segmentos transversais e representantes do Poder Público participarão desse importante momento de conexão internacional com empresas do setor, instituições financeiras, academia e Estado,”, ressalta o presidente.
Perspectivas para o futuro
A nova gestão terá como palavras-chave conexão, inovação, digitalização, inteligência artificial e fortalecimento das relações institucionais. O presidente do Sindienergia-CE avalia o atual cenário global como uma oportunidade para expandir parcerias estratégicas.
“Quando uma das maiores nações do mundo, os EUA, se fecham para as questões das mudanças climáticas, entendo que temos uma excelente oportunidade. Buscaremos outros parceiros e países comprometidos com o tema, estabelecendo relações e colaborações em prol da energia limpa e da descarbonização”, enfatiza Queiroz.
A relação com o Poder Público também seguirá como prioridade. O Sindienergia-CE já iniciou o ano fortalecendo o diálogo com o Governo do Estado.
“Logo nos primeiros dias do ano, participamos de uma importante reunião para estreitar nossas relações com o Governo do Estado, na pessoa do novo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, que se mostrou muito receptivo às demandas do setor, em uma conversa que rumou para colaborações animadoras e propícias para o momento.”, conclui o presidente.
Nova Diretoria Executiva do Sindienergia-CE (2024–2028)
- Presidente: Luís Carlos Gadelha de Queiroz
- Vice-presidente Administrativo: Renato Albuquerque Felipe
- Diretor Financeiro: Jonas Becker Paiva
- Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais: Marcus André Varandas Filgueiras
- Primeiro Suplente: Luiz Eduardo Barbosa Moraes
- Segundo Suplente: Adão Linhares Muniz
Conselho Fiscal
- Titulares: Flávia Geiza Teixeira Lima, Benildo Aguiar e Rafael de Bessa Sales
- Suplentes: Elias de Sousa Carmo e Hanter Pessoa
A posse da nova diretoria será um marco para o setor energético cearense, consolidando o Sindienergia-CE como protagonista no desenvolvimento das energias renováveis no Brasil e no mundo.
Add a Comment