Edson Queiroz

Câmara Municipal de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem ao centenário de Edson Queiroz

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizará no próximo dia 29 de abril de 2024, às 18h, uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Edson Queiroz, um dos maiores empresários da história do Ceará. A solenidade, proposta pelo presidente da CMFor, vereador Leo Couto, acontecerá no Plenário Fausto Arruda, localizado na Rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, no bairro Luciano Cavalcante.

A cerimônia contará com a participação de parlamentares, representantes da sociedade civil, familiares, amigos e colaboradores da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Este evento integra a programação comemorativa do centenário do empresário, que também foi celebrada no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), reafirmando sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Programação especial do centenário

Diversas atividades estão previstas para 2025, em homenagem a Edson Queiroz, entre elas palestras, concursos e a inauguração do Museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. Essas ações têm como objetivo não apenas celebrar sua trajetória de sucesso, mas também inspirar novas gerações a seguirem seus ideais de inovação, empreendedorismo e dedicação à educação e cultura.

LEIA MAIS >> Missa celebra os 100 anos de Edson Queiroz em Cascavel, Ceará

Trajetória de Edson Queiroz

Nascido em Cascavel, no Ceará, no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo dos seis filhos de Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Sua trajetória de vida foi interrompida precocemente em 1982, vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba (CE).

Visionário e à frente do seu tempo, Edson Queiroz fundou um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, atuando nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos. Seu legado extrapola o campo empresarial e se consolida também na área da educação, com a criação da Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1973. A instituição nasceu do seu desejo de construir uma “fábrica de doutores”, destinada a impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Ceará, como forma de retribuição a tudo que o estado lhe proporcionou.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *