A fumaça branca finalmente se ergueu sobre a Capela Sistina nesta tarde histórica no Vaticano. Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e de milhões de telespectadores ao redor do mundo, o anúncio tão aguardado foi feito: Habemus Papam. O novo líder da Igreja Católica é o cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, que escolheu o nome papal de Leão XIV, tornando-se o 267º Papa da história da Igreja.
A escolha marca o início de um novo capítulo no catolicismo global, após o fim do pontificado do Papa Francisco, que deixou um legado marcado pela busca por uma Igreja mais próxima dos pobres, sensível às questões sociais e empenhada em reformas internas.
Em seu primeiro pronunciamento, feito da sacada da Basílica de São Pedro, o Papa Leão XIV saudou os fiéis com palavras de esperança e unidade:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês“
O novo Papa Leão XIV já é aguardado por compromissos imediatos, como o primeiro Angelus dominical, as audiências com líderes religiosos e chefes de Estado, e, sobretudo, o início simbólico de seu pontificado com a Missa de Início do Ministério Petrino, a ser celebrada nos próximos dias.
Add a Comment