DIA DA INDUSTRIA 2025 (1)

Indústria cearense celebra 75 anos da FIEC com entrega da Medalha do Mérito Industrial 2025

Em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e celebração, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promoveu, na última quinta-feira (08/05), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial 2025. O evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, fez parte das comemorações pelo Dia da Indústria e pelos 75 anos do Sistema FIEC, reunindo lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes de instituições nacionais.

A Medalha do Mérito Industrial da FIEC foi concedida a três personalidades que se destacaram por suas contribuições ao setor produtivo: João Barbosa Fiuza, diretor-presidente da Diagonal Engenharia; Antônio Edmilson Lima Júnior, diretor-presidente da Regina Agro; e Erick Torres Bispo dos Santos, CEO da ArcelorMittal Pecém. Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) homenageou o empresário Pedro Grendene Bartelle, cofundador do Grupo Grendene e presidente do Conselho da Vulcabras, com a Ordem do Mérito Industrial.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da FIEC e presidente em exercício da CNI, Ricardo Cavalcante, que destacou a importância do evento em um momento simbólico para a indústria cearense. “Esta é uma noite muito especial para todos aqueles que fazem a indústria cearense. Poder receber entre nós essa legião de amigos tão seletos, para comemorar conosco o Dia da Indústria, especialmente neste ano em que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará comemora seus primeiros 75 anos, é motivo de muita alegria”, afirmou.

O dirigente também ressaltou a trajetória de avanços conquistados pelo Sistema FIEC ao longo das últimas décadas, com destaque para os investimentos em modernização e inovação em suas instituições – SESI, SENAI, IEL e Observatório da Indústria – e o protagonismo crescente do setor industrial cearense em pautas estratégicas como ESG e Energias Renováveis.

Indústria cearense em destaque nacional

Durante seu discurso, Ricardo Cavalcante celebrou os números expressivos da economia estadual. “Enquanto a economia brasileira cresceu 3,4% no último ano, o Ceará alcançou 6,5%. No setor industrial, nós crescemos 10,7%, mais que o triplo da média nacional, que foi de 3,3%. Somos mais de 19 mil indústrias no estado, responsáveis por 370 mil empregos formais, o que representa 30,8% das carteiras assinadas da iniciativa privada no Ceará”, afirmou. O presidente reforçou ainda o papel da FIEC como ponte entre os setores produtivo, acadêmico e governamental, impulsionando soluções que fortalecem a competitividade da indústria.

Homenagens e trajetórias inspiradoras

Os homenageados da noite representam diferentes segmentos industriais e carregam em suas histórias o impacto positivo gerado pelo empreendedorismo comprometido com o desenvolvimento regional.

João Barbosa Fiuza, referência na construção civil, comanda o Grupo Diagonal há mais de 40 anos. “Essa homenagem muito me emociona, porque simboliza a força do trabalho coletivo e do compromisso com o desenvolvimento”, declarou.

Antônio Edmilson Lima Júnior, à frente da Regina Agro e Regina Alimentos, foi homenageado por sua dedicação ao setor agroindustrial, à inovação e à valorização da produção local. “Agradeço por Deus ter me permitido chegar aos 75 anos ainda com saúde e ânimo para empreender, porque esse é o DNA dos cearenses. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer por essa medalha que a FIEC chancela aqueles que ao longo do tempo marcam uma trajetória de trabalho. É muito bom ser reconhecido por um trabalho que surtiu frutos, geração de empregos e produção de alimentos”, disse.

Erick Torres Bispo dos Santos, que lidera a operação da ArcelorMittal no Pecém, emocionou-se ao lembrar de sua trajetória iniciada como trainee no Espírito Santo. “É com muita emoção que eu agradeço por essa honraria. É a primeira vez que estou sendo homenageado na minha carreira profissional e ter o meu pai aqui é muito importante, porque fala muito da minha origem, de onde eu vim e do quanto estou feliz”, afirmou.

A Ordem do Mérito Industrial da CNI foi entregue a Pedro Grendene Bartelle, um dos maiores nomes da indústria calçadista brasileira. “TEsta é uma distinção que celebra o poder transformador da indústria, o valor do trabalho coletivo e o compromisso com o desenvolvimento. Dedico essa homenagem a todos que estão cuidando das nossas fábricas, dos nossos produtos, e que zelam para que o consumidor tenha sapatos de qualidade”, declarou.

Presenças ilustres e compromissos com o futuro

A solenidade contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rholden Queiroz. Representantes do judiciário, das Forças Armadas, presidentes de sindicatos e dirigentes de entidades industriais também prestigiaram o evento.

O Ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, também participou, por meio de uma mensagem em vídeo, parabenizando os homenageados e exaltando o papel da FIEC no desenvolvimento cearense.

Fotos: Divulgação / FIEC

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *